hidroterapia
Hidroterapia
A clínica
Tratamento
Serviços
Contato

Hidroterapia para Gestantes?

A prática regular de atividade física é realidade para muitas mulheres que a mantêm ou até a iniciam na gestação e a pratica em imersão, através de exercícios aquáticos vem comprovando ser um excelente recurso no acompanhamento da gestante seja auxiliando no parto normal, ou mesmo para melhora da qualidade de vida da mesma.

Os destaques que fazemos quanto aos benefícios da atividade física em imersão são controle do edema gravídico, incremento da diurese e prevenção, melhora dos desconfortos músculo-esquelético (principalmente queixas lombares); podemos citar também aumento do gasto energético, aumento da capacidade cardiovascular, relaxamento corporal e controle do estresse.

A gestante também durante o relaxamento e massagem na água amplifica seu relacionamento com o bebe, trazendo alegria para ambos.

Hidroterapia no pré-operatório de Artocopias e Artrodese?

Nas clinicas de fisioterapia é difícil acompanharmos o paciente no pré-operatório, porém na HIDROTERAPIA, principalmente no caso de cirurgias de coluna- ARTRODESE, ARTROSCOPIAS, cada vez mais os ortopedistas, reumatologistas e neurologistas, percebem o ganho no pós-operatório, quanto ao tempo de recuperação e em função disto indicam cada vez mais, como recurso pré-operatório.
A Hidroterapia funciona como facilitador, melhorando a amplitude articular, fortalecendo musculatura e reduzindo queixas de grupos musculares que estão diretamente ligados as patologias, porém vão interferir no pós-operatório, além de contribuir para a confiança do paciente quanto a sua reabilitação.

Hidroterapia e Watsu?

O Watsu é uma das técnicas que compõe o arsenal de recursos que o terapeuta em piscina se utiliza para oferecer reabilitação adequada para seus pacientes.
“Watsu® foi criada por Harold Dull que iniciou seu trabalho em 1980 com seus alunos de Zen Shiatsu em água morna, aplicando alongamentos e movimentos.

Enquanto outras modalidades baseiam-se em contacto, Watsu trabalha a exploração que a água possibilita levando tanto o doador quanto o receptor a novos níveis de conexão e confiança. Isso, combinado com os benefícios terapêuticos da água aquecida leva e maior liberdade de movimento que incentiva criar uma forma de produzir efeitos em todos os níveis do nosso ser.

Atualmente, em mais de 40 países, o Watsu vem provando sua eficiência ao tratar dores crônicas e uma grande variedade de enfermidades. Foi recebida como uma modalidade primária da Reabilitação por terapeutas aquáticos e é ensinada em universidades em todo o mundo.

Muitos saem de uma sessão de Watsu dizendo que nunca tinham se sentido tão relaxados; algumas pessoas dizem que foi uma das experiências mais agradáveis de suas vidas; os benefícios duradouros do Watsu que atendem necessidades especiais foram confirmados por muitos relatos e estudos. O elemento comum em todos os relatos foi o grande senso de unidade entre as diferentes partes do ser.

A sensação de união que a maioria das pessoas percebe com o Watsu resulta do fato de que para mover-se e alongar-se em uma sessão de Watsu é necessário flutuar através dos braços de outra pessoa.”

Hidroterapia em grupo?

A Hidroterapia é a principio um tratamento individual, no entanto a formação de grupos (NA SEFIS OS GRUPOS SÃO DE 03 PACIENTES NO MÁXIMO) é indicada em pacientes que possuem independência na piscina. Existem hoje quadros “crônicos” que necessitam de um olhar terapêutico que muitas vezes a hidroginástica não pode oferecer, pois é ministrada por educadores físicos , que mesmo especializados , muitas vezes não podem acompanhar e corrigir os exercícios para grupos especiais em função da quantidade de alunos nas piscina.

E o que são grupos especiais em Hidroterapia?

- idosos, obesos, gestantes (com queixas importantes, hérnia discal, por exemplo), quadros crônicos articulares como artrose, pós-operatórios de artrodeses e artroscopia entre outros grupos que necessitam de atividade regular e necessitam de ambiente especializado, com banheiros e entrada na piscina adaptados que podem ser melhor oferecidos em clinicas de fisioterapia com serviços em HIDROTERAPIA.

A temperatura da água é importante na Hidroterapia?

A temperatura é fundamental e citamos algumas justificativas
Modificações Fisiológicas durante os exercícios em água Aquecida
Durante os exercícios em água aquecida ocorre algumas modificações fisiológicas no corpo, como: aumento de freqüência respiratória e cardíaca aumento da circulação periférica o que leva a um maior suprimento de sangue para o músculo, conseqüentemente aumenta o metabolismo muscular e taxa metabólica; Aumenta a quantidade de sangue retorno ao coração o que diminui a pressão arterial; diminuição de edema pela pressão hidrostática e redução da sensibilidade dos terminais nervosos que somadas com todas as outras causam um relaxamento muscular geral.

Benefícios Terapêuticos dos Exercícios em Água Aquecida

Os exercícios em água aquecida proporcionam inúmeros benefícios, tais como: promove relaxamento muscular, reduz a sensibilidade à dor e espasmos musculares; diminui a atuação da força de gravidade o que facilita o movimento articular; aumenta a força e resistência muscular nos casos de fraqueza excessiva; aumenta a circulação periférica; melhora a musculatura respiratória à simples imersão ; melhora a consciência corporal; o equilíbrio e a estabilidade do tronco e contribui para a moral e auto confiança do paciente.

 

Como é a Hidroterapia na SEFIS?

Atendimentos

- SESSÕES INDIVIDUAIS DE 30`, 45`E 01 HORA (DE ACORDO COM AS NECESSIDADES E PATOLOGIAS);
- SESSÕES EM GRUPO: 03 PACIENTES.

Espaço

Piscina terapêutica aquecida á 34 graus adaptada á entrada de cadeirantes, com vestiário masculino, feminino e especial.

Especialidades terapêuticas dos profissionais
Método dos anéis de Bad Ragaz, Método Halliwick, WATSU.



Telefone: (11) 4362-2470 / Tel/Fax: (11) 4177-4692
Rua Joaquim Osório Duque Estrada, 140 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo / São Paulo